Temas de Interesse - Varíola

Varíola, primeira vacina e doença erradicada pelo homem

SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

A varíola era uma doença devastadora. Os primeiros traços documentados da doença foram encontrados em múmias egípcias do 3º século A.C., e ao longo dos séculos as rotas de comércio e colonização a espalharam pelos quatro cantos do mundo. Na média, 3 em cada 10 infectados morriam, e os sobreviventes eram marcados por cicatrizes cutâneas profundas.

Um dos primeiros métodos usados na tentativa de controle da transmissão da doença foi a variolação, que constituía em extrair material das pústulas dos infectados e inocular pessoas saudáveis através de escoriações provocadas na pele ou inalação. Normalmente esses indivíduos desenvolviam sintomas da doença, como febre e manchas na pele. No entanto, o número de mortes era inferior ao causado pela doença natural.

Em 1796 o médico inglês Edward Jenner observou que as leiteiras que adquiriam varíola bovina não exibiam sinais de varíola quando submetidas ao procedimento de variolação. Assim, em seu primeiro experimento, Jenner colheu material de uma pústula de varíola bovina da mão da leiteira Sarah Nelmes e inoculou o garoto James Phipps, de 9 anos. Meses depois Jenner expôs Phipps a diversas pessoas com varíola, mas o garoto nunca adquiriu a doença.  Um experimento que dificilmente seria aprovado por comitês de ética modernos. Após diversos outros experimentos, em 1801, Jenner iniciou seu tratado.

A vacinação passou a ser amplamente aceita e, gradualmente, substituiu a variolação.

Jenner utilizou um vírus natural menos agressivo do que o vírus da varíola como vacina. Alguns anos depois, o francês Louis Pasteur conseguiu produzir em laboratório um vírus atenuado, criando assim a vacina anti-rábica, a primeira vacina de vírus vivo atenuado.